Reserva / Condado Del Fiori

JATAÍ

O Masterplan

O projeto da Fazenda Bela Vista iniciou-se com um masterplan, para analisar a viabilidade de toda gleba.

Posteriormente, destacou-se parte do projeto para fazer um estudo mais detalhado.

A proposta era fazer um mix de usos de loteamento aberto, fechado, comércio e serviço de pequeno porte e também de grande porte.

A Legislação

A legislação municipal define que a gleba está em Zona de Especial Interesse ambiental (ZEIA), devendo preservar boa parte da mata existente.

Define também uma área de preservação permanente para o rio que cruza a gleba, de 50 m de cada lado e 100 m na nascente, bem maior que o habitual.

Pela área passa um anel viário, diretriz municipal, que está sendo implantado.

Além do anel viário, também há outras diretrizes de viário, que influenciaram o desenho.

O Projeto

As restrições físicas e ambientais foram determinantes no desenvolvimento do projeto.

A frente da gleba é contornada pela rodovia e o anel viário, o que condicionou a implantação de áreas com lotes de uso misto e comercial.

O loteamento fechado tem como premissa a criação de um lago, junto ao Córrego Queixada. E a sua implantação do entorno deste lago.

Junto a área de preservação permanente do rio, foi mantida uma grande porção de mata. O residencial acontece ao redor desta área verde.

Uma via contorna toda esta porção verde e libera o visual a todos os moradores e visitantes, permitindo, inclusive a implantação de uma pista de caminhada, corrida e de áreas de lazer para todas as idades.

O loteamento aberto acontece entre o fechado a frente com área comercial.Proporcionando-lhe uma ótima localização, de acesso fácil pela rodovia e junto a área comercial.